2005/09/26
Sado 550 - Prova de perícia
Um dos marcos da produção automóvel nacional, continua a aparecer nas nossas ruas, nem sempre nas melhores condições ou conservações...
Uma dessas aparições, está relacionada com a prova de perícia automóvel organizada pela C. M. Resende, com o apoio do Sport Clube da Régua.
Tiago Mateus, na foto, foi o grande vencedor.
Mais informações aqui...
2005/09/24
Triciclos Ernesto A. Silva
Encontrei estes dois triciclos da marca Ernesto A. Silva Lda juntos. Num deles era possível ler numa placa qua a referida marca ficava situada na Cda do Forte da Ameixoeira, n.º 2, telefone 791981 - 793625 - Lisboa.
Alguém conhece esta marca? Ou sabe o que existe agora na referida rua?
2005/09/20
Auto-caravana
Passei por esta auto-caravana Mercedes, à qual achei muita piada!
É uma boa maneira de passar férias... só fiquei a pensar é como é que fazem quando têm uma avaria. Deve ser difícil arranjar peças, ou então resolve-se a avaria com uma peça barata, e toca a seguir caminho!
2005/09/08
Falhei !
A minha ideia de ir filmar a implosão das torres da Torralta em Tróia foi por água abaixo!
O transito de acesso à cidade de Setúbal era muito e as tentativas falhadas de pensar em locais de onde pudesse ver o acontecimento sem ter trânsito, fizeram com que a implosão se desse sem a ver ao vivo.
Enquanto tentava entrar na cidade de Setúbal e estava parado no trânsito, pensava:
- Isto é incrível, os acessos não respondem à quantidade de trânsito que têm... Se fosse uma situação de pânico, gerada por um rumor de tsunami, por um rumor de atentado à bomba, por um derrame de produtos tóxicos no rio Sado?... Como era?
- Alguém pagaria com a vida... A polícia era muita e tentava por ordem na desordem. Fiquei admirado com isso, é que em Setúbal, quando há magotes de gente, a polícia tem uma postura agressiva - cães, carrinhas anti-motim, bastões, grupos de 4 e 5 polícias. Assim se aparecerem os tipos que são associados ao bairro da Bela Vista, está tudo a postos para a porrada e a morte de um cívil...
Estas são as torres que ficaram de pé...
Tenho pena de não ter dado o salto do "tvblog" que pretendia...
Mas acho que o que fiz aqui no blog, já é algo pelo meu país, pelo meu planeta e pelos meus filhos! Gostava de ter mais tempo para investigar e denunciar - com provas palpáveis - situações relacionadas com Tróia e com outros assuntos quentes que abundam por aí...
Gostava por exemplo de saber a quem pertence a empresa dos barcos (ferry-boats) - se pertencer ao grupo da Sonae... é preocupante...
Gostava de denunciar aqui a aparente promiscuidade que me parece existir entre GNR (de Tróia?... Comporta?...) e a empresa de segurança "Sheraton" (não sei se é assim que se chama a empresa que vejo quando pretendo entrar no barco). Os papéis e funções de uma entidade pública e outra privada misturam-se muito para meu gosto...
Se hoje é assim, como será quando tudo estiver construído?
Já estou a ver muitos "chungas" de Setúbal que procuram reclamar em Tróia o que sociedade lhes tirou, a serem bem tratados, na sede da empresa de segurança... Umas massagens, umas mudanças no visual! Tudo para se lembrarem de quando estiveram em Tróia! E dos bons momentos que lá passaram... Só assim deixarão de voltar a molestar os turistas.
Não falhei, não! Só não acertei no centro.
2005/09/06
Torres da Torralta - Troia
As torres da Torralta que não foram terminas serão implodidas na próxima 5ª-feira.
A 1140 fica contente com o facto que será provavelmente de crescimento para nós!
Isto porque contamos gravar a implosão das torres e colocar essas imagens aqui, tornando este blog, num tvblog e naquilo que pretende ser, um meio de informação alternativo e autonomo.
A implosão das torres parece acertada, e é! Não é acertado o que pretendem fazer depois.
O ambiente será prejudicado e os frequentadores da zona, deixarão de o fazer, a não ser que sejam explorados a trabalhar para os ricos.
Na internet, podemos obter informações sobre a zona que será alterada brevemente ou encontrar fotos onde não se vê a cimenteira da Cecil, não porque ela não se aviste, mas sim porque o ponto de vista do fotógrafo foi deliberadamente manipuldado de forma a ocultar a cratera de exploração de pedra e as instalações da fábrica.
Vergonhoso é o site do Instituto de Conservação do Ambiente onde podemos ver que informações importantes (do que se pretende fazer), como o impacte ambiental, não são divulgadas... Podem ser negativas, não é!
Segundo o jornal DN, a implosão das torres custará 100 milhões de euros. Parte deles ficarão amortizados logo no momento da destruíção das torres, com a publicidade que todos os meios de comunicação nacional darão ao evento. Veja-se a 1ª foto deste artigo, com uma mega publicidade num prédio...
O povo fica contente:
- com a destruição das inestéticas torres (mas falta deitar as outras abaixo e deixar a natureza seguir o seu caminho).
- surgem oportunidades de emprego... Até ao dia em que tiverem um atentado terrorista...
Mas o povo não sabe que depois não poderá pescar e ir até à praia a pé (muitas pessoas usam o barco e depois seguem a pé ao longo da praia), pois o cais dos barcos será deslocado mais para dentro do rio... Os golfinhos que se ponham a pau!
Parece ainda que a Sonae vai distribuir binóculos pela população... Uns binóculos em troca da liberdade de ir a Tróia sem pagar e sem ter a segurança particular a perguntar o que fazemos ali...
2005/09/01
Resposta a e-mail
Em Junho deste ano coloquei aqui no blog, um artigo sobre uma ânfora romana abandonada em Alcácer do Sal.
Dos e-mails enviados, só chegou um - passado um mês e meio - que, de forma suscinta, explicava que a ânfora é romana e que há muitos fragmentos como os que aqui foram mostrados no Museu Municipal Pedro Nunes.