2005/06/25

Balibó

Estive numa feira onde algumas pessoas tinham velharias à venda.
Quando passo pelas bancas, há coisas que procuro. Uma dessas coisas, são fotografias antigas.
Ganhei este gosto quando comecei a visitar o CPF e a interessar-me pela nossa (minha?) identidade. Soma-se a isso o abandono por parte do estado de divulgar e defender a referida identidade.
Ficando assim nas mãos de cada um fazer o que pode!

Sem identidade definida, qualquer uma nos serve - regra de ouro para fazer das pessoas, meros animais em liberdade que são explorados e manipulados como se vivessem num aviário.
Balibó - 1/12/1964 Palestra por régulo de balibó na visita do sub-secretário
Ao remexer nas fotografias, esta saltou-me à vista por ter operadores de câmara, aparentemente numa cerimónia oficial.
Olhei para a parte de trás e dizia: "Balibó - 1/12/1964 Palestra por régulo de balibó na visita do sub-secretário". Não sabia onde era Balibó, mas pelo conjunto de fotografias, aferi que seria em Timor Leste.
Não sabia o que era um régulo, fui ao dicionário, e fiquei a saber que era um "Chefe de uma tribo bárbara ou semi-bárbara"...

Descrever uma imagem é um óptimo exercício usado em escolas, esta dá para isso. O régulo, está em baixo, de costas para o seu povo. Tempos de colonialismo... Analisando as faixas que foram colocadas no local, podemos ler: "Aqui também é Portugal" e "Muitas raças =U"ma nação (está incompleto, mas dá para deduzir).
Balibó - 1/12/1964 Visita do sub-secretário
O sub-secretário passa por um batalhão de homens vestidos de forma tribal, empunhando uma espada. Note-se o pormenor do bastão na mão do sub-secretário e da caixa para os óculos no cinto. Mais atrás um homem com a cor de pele mais escura, parece falar para um oficial que o ignora...
Balibó - 1/12/1964 (?) - sem legenda
O povo observa a cerimónia...
Balibó - 1/12/1964 Visita do sub-secretário
Quantas destas pessoas terão visto, sofrido e morrido, no massacre de Balibó, durante anos essas foram as unícas imagens conhecidas da violência que os indonésios praticavam todos os dias.
Balibó - 1/12/1964 Visita do sub-secretário
Aqui estão as casas típicas de Timor Leste, uma marca da sua história. Viva Timor Leste! Viva!
Sem legenda (casas típicas?)
Para terminar, resta informar que não comprei a totalidade das fotos, por motivos económicos, mas garanto que estas eram as mais significativas.

A 1ª fotografia é como um mote para este blog - mas sem a carga colonialista!

Comments:
Vi no Flickr.com o link para este blog e correspondentes comentários às fotos, as quais são documentos históricos sobre o colonialismo português em Timor.
A embaixada de Timor Leste ficaria muito contente se lhes pudessem fornecer cópias digitalizadas.
Na altura em que foram tiradas estava como militar (milicano)em Díli, Timor Oriental, apesar de nunca ter ido a Balibó
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?