2005/09/06

Torres da Torralta - Troia

Publicidade gratuíta para a Sonae
As torres da Torralta que não foram terminas serão implodidas na próxima 5ª-feira.

A 1140 fica contente com o facto que será provavelmente de crescimento para nós!
Isto porque contamos gravar a implosão das torres e colocar essas imagens aqui, tornando este blog, num tvblog e naquilo que pretende ser, um meio de informação alternativo e autonomo.

A implosão das torres parece acertada, e é! Não é acertado o que pretendem fazer depois.
O ambiente será prejudicado e os frequentadores da zona, deixarão de o fazer, a não ser que sejam explorados a trabalhar para os ricos.

Na internet, podemos obter informações sobre a zona que será alterada brevemente ou encontrar fotos onde não se vê a cimenteira da Cecil, não porque ela não se aviste, mas sim porque o ponto de vista do fotógrafo foi deliberadamente manipuldado de forma a ocultar a cratera de exploração de pedra e as instalações da fábrica.
Vergonhoso é o site do Instituto de Conservação do Ambiente onde podemos ver que informações importantes (do que se pretende fazer), como o impacte ambiental, não são divulgadas... Podem ser negativas, não é!
Segundo o jornal DN, a implosão das torres custará 100 milhões de euros. Parte deles ficarão amortizados logo no momento da destruíção das torres, com a publicidade que todos os meios de comunicação nacional darão ao evento. Veja-se a 1ª foto deste artigo, com uma mega publicidade num prédio...

Aspecto geral do empreendimento e do cais dos barcos
O povo fica contente:
- com a destruição das inestéticas torres (mas falta deitar as outras abaixo e deixar a natureza seguir o seu caminho).
- surgem oportunidades de emprego... Até ao dia em que tiverem um atentado terrorista...

Mas o povo não sabe que depois não poderá pescar e ir até à praia a pé (muitas pessoas usam o barco e depois seguem a pé ao longo da praia), pois o cais dos barcos será deslocado mais para dentro do rio... Os golfinhos que se ponham a pau!

Parece ainda que a Sonae vai distribuir binóculos pela população... Uns binóculos em troca da liberdade de ir a Tróia sem pagar e sem ter a segurança particular a perguntar o que fazemos ali...

Comments:
Gostei muito do seu texto, uma vez que toca precisamente em pontos relevantes, tais como: implosao; questões relativas ao impacto ambiental (dinheiro compra favores e até estudos ambientais); futuro dos frequentadores da antiga Troia...do que infelizmente muita gente ainda não se deu conta..
Fui uma das milhares de pessoas que se dirigiram de forma frenetica para a Serra da Arrabida para assistir (e filmar) a queda das duas torres. Penso que todos nós sentimos uma certa nostalgia.Afinal de contas aqueles dois edificos já eram "mobília da casa". Mas teve de ser feito. Tal como a T04 e a Verde MAr, o predio semi-vermelho situado mesmo atrás do cais de desembarque, assim com também os outros hoteis que estão em funcionamento, nunca la deveriam ter sido construidos, dado que são demasiado grandes. Só me resta pensar no futuro da Tróia! Com a chegada dos novos ferries, vai ser tudo recambiado para a soltroia (uma praia lindíssima, mas com espaço insuficiente para albergar não so quem vem de setúbal, moita, montijo, barreiro, como ainda os que já a frequentavam, neste caso o povo de alcácer do sal e arredores). Sou uma verdadeira testemunha de quem viu, num dia de sol, a velha troia repleta de gente e a sol troia a abarrotar, onde para se encontrar um local sossegado para montar o estaminé, tinha que se andar bastante até ficar quase junto ao "bar" dos Morangos com Açúcar! Espero que tenham a decência de construir novos acessos! Ainda ninguém se lembrou de qual será o novo preço dos bilhetes dos ferries?? Vamos ter que andar quase o dobro, sem não esquecer que o custo dessa nova aquisição terá que ser abatitido a médio e longo prazo...
 
Está aqui o filme
http://www.youtube.com/watch?v=8xxIpkMe1NE
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?