2006/04/24

UMM Alter Alvor!

Se há coisa que me irrita, é o que parece não o ser.
A internet parece (ou parecia) ser a fonte de todas as salvações e a resposta para muitos problemas. Mas não o é! Mas também o pode ser, se surgirem mais 1140 tv's!
UMM Alter Alvor
Durante anos procurei informações e especialmente fotografias deste UMM, o modelo Alter Alvor, sem nunca ter visto uma única... Segundo o que consta foram feitos 50 exemplares, tal como tinha acontecido anteriormente com o modelo Alter Ébano. Do que consigo observar pela imagem, o para-choques era prateado, tal como os plásticos laterais. A carroçaria está pintada de cor preta (ou azul escuro) com autocolantes na frente a na parte lateral que lembram o nascer do sol no mar (com uma núvem no céu). A versão estava descapotável, pelo que presumo que viesse de fábrica com uma lona.
UMM Alter com ar condicionado
Este outro UMM foi dos últimos modelos e vinha equipado de série com ar condicionado. Por fora no tejadilho, tinha uma bicicleta de BTT.
UMM Alter Competição
Este outro UMM Alter era de competição e estava decorado com a "roupa" de corrida.

Parece-me que estas fotografias são importantes para a compreensão da história do automóvel fabricado em Portugal, será que não há mais?... Do que conheço de fóruns e de sites de clubes ligados ao UMM, não!
Apelo a quem tiver informações/imagens relacionadas com o UMM Alter Alvor e com o UMM Alter Ébano (ou com outros modelos) que se manifeste, de forma a aglomerar aqui património que corre o risco de desaparecer (e ser substituído por património que pouco tem a ver com a nossa cultura), já que quem o devia fazer não o faz, ou se o faz não o torna acessível a qualquer pessoa.

Foi preciso o acaso (será que foi acaso?...) fazer com que estas fotografias de um stand da UMM, nos últimos anos de produção dos UMM's, me viessem parar às mãos?
Seja ou não acaso elas aqui ficam!

Comments:
No que diz respeito a Portugal a internet ainda é muito pobre... Há muito puca informação... Mas, felizmente já começam a aparecer alguns blogs que estão a reunir muita coisa respeitante a Portugal!

Relativamente ao UMM, eu tenho uns panfletos que arramjei numa exposição na exponor já há uns anitos... Vou procurar isso e digitalizar!

Mas parabéns pelo blog, muitas coisas interessantes se encontram aqui!
 
Fotografias tiradas (provavelmente) no Salão Automóvel do Porto em Maio de 1992.
 
Não são fotografias, mas sim daqueles panfletos de promoção... e eu tenho a impressão que é anterior a 1992, mas não garanto, tenho que procurar essa informação... mas só no fim de semana terei oportunidade...
 
Por acaso estou como tu. Há anos que não vi um UMM Alvor. Tive a sorte de ver um ao vivo, perto da FIL da Junqueira há muito anos atrás. possívelmente terá coincidido com um a feira automovel na antiga FIL mas não me recordo pois ia a passar de carro com o meu pai e era muito pequeno.

Não sabia que existiam 50 muito menos que existia a versão Ébano. Acho que este carro se fosse produzido em série vendia outro vez.
 
O UMM EBANO foi lançado em 1990 era verde metalizado tinha estofos em pele aplicações de madeira no tablier jantes especiais de liga leve. Era espetacular.só se fabricaram meia duzia deles se tantos.Curiosidade o UMM EBANO era um dos premios do concurso 123 ,mas quando a malta ia levantar o prémio recebiam um Alter d que nada tinha a ver com o luxuoso EBANO!!
 
O Umm alvor tinha duas grandes inovações, foi salvo erro o primeiro UMM a ter ar condicionado de origem vinha ainda equipado com um magnifico radio leitor de cds! ambas deviam funcionar as mil maravilhas, num UMM descapotavel!
 
ah e a sua acor era cinzento escuro metalizado!

quanto a ébano, nem sabia da sua existência mas pela descrição eu penso que havia um em cascais no fim da AV. emidio navarro durante anos! lembro m,e ainda de ver uma ediçao penso que unica que pertencia a um dos Gémeos Batista da Silva (os donos da UMM) que era um alter V6 a gasolina semelhante aos da competiçao mas preparado para estada!circulava na zona da praia grande alias onde habitualmente circulam exemplares estranhos e versoes raras do UMM uma vez que o vasto clã Batista da Silva é daquela zona.
 
Este umm com as cores da tudor foi preparado inicialmente pela AGAATT Ainda com motorização diesel e posteriormente foi preparado nas oficinas do departamento de competição da UMM como semi privado pois o carro pertencia aos gémeos almeida e foi conduzido pelo Rogério e com este carro foi campeão nacional T3 tendo o Nuno Rodrigues da Silva Como Copiloto.
 
Ora bem, sou familiar de uma pessoa que trabalhou muitos anos na UMM e posso afiançar-vos que UMMs alterados há muitos e que gostaria de os ver em fotos. Lembro-me que algures no Norte, não sei bem em que salão de exposições, vi vários UMMs alterados para: veiculo de caça (com cozinha interior, etc), caravana, ambulancia, reboque, e sei lá mais o que. Infelizmente a minha idade na altura não me despertou para tirar umas fotos, muito menos em digital dada a altura que era. Deixo aqui esta mensagem para que saibam que isto não se resume ao Alvor ou Ebano. Procurem também aqueles 3 protótipos UMM com bancos em pele, muito curtos, com opticas e interiores do Peugeot 405 MI16. Se encontrarem vão ficar surpreendidos com a qualidade da viatura nos anos que decorriam, 92-93. Só há 3 destes e só um deles está matriculado...boa sorte!
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?