2006/07/23
UMM - Utilizações # 2 - Bombeiros

Depois de mostrar um exemplo da utilização de veículos UMM em turismo-aventura, hoje é a vez de apresentar algumas versões utilizadas por bombeiros.
Este tema não é novidade neste blog, pois já tinha apresentado um UMM longo adaptado ao serviço nos bombeiros.
Ontem ao passar junto do Kartodromo de Évora deparei com o rescaldo de um incêndio, onde estava um UMM Alter II versão longa (cabine dupla) em acção. Aproveitei para tirar algumas fotografias, pois acho que é importante fixar momentos destes, onde o veículo está no contexto para o qual foi pensado.

Este modelo em concreto, foi adaptado pela INASI - empresa criada em 1950 e que se dedica à concepção e fabricação de viaturas especiais. Note-se que esta viatura em concreto está preparada para intervenção rural e urbana (tem escadas utilizadas para escalar prédios por fora).

Assim que os UMM apareceram no mercado nacional surguiram várias adaptações para os bombeiros, afinal era um produto de nicho - o UMM Cournil dos B.V. de Faro é um dos exemplos.

Para terminar, resta lembrar que muitas destas viaturas foram adaptadas e transformadas pelas próprias corporações de bombeiros, a imagem anterior é de um UMM que pertencia à Brigada Fiscal e que foi transformado pelos B.V. de Setúbal.
Um dia espero averiguar se a UMM tinha algum departamento especial que se dedicava à concepção destas adaptações ou se teria algum protocolo com alguma empresa que realizasse esse trabalho (situações que poderiam ajudar a melhor vender mais unidades).
Comments:
<< Home
Mais uma reportagem que mantêm vivo o espirito UMMista.
Obrigado por continuar a "dar vida" aos UMMs neste blog.
CUMMprimentos
Norberto Liberato
www.clubeumm.pt
Obrigado por continuar a "dar vida" aos UMMs neste blog.
CUMMprimentos
Norberto Liberato
www.clubeumm.pt
Parabens pelo site e pelo facto de lembrar que nós portugueses também temos capacidade de criar automóveis.É pena que a produção em série não seja feita pois certamente promovería o desenvolvimento de novos modelos e o progresso da induatria automóvel portuguesa.
Enviar um comentário
<< Home