2006/10/18

Kuchembuch de Figueiredo - Phot. - Setubal

fotografia 1
Estas duas fotografias fazem parte de um conjunto de cinco fotografias que tenho relativas a ciclismo/bicicletas antigas. Estão juntas porque foi assim que chegaram até mim, no entanto só duas delas (as que estão entre este texto), é que estão assinadas "Kuchembuch de Figueiredo - Phot. - Setubal".
fotografia 2
A assinatura é feita recorrendo à impressão com um carimbo (que na 2ª imagem ficou incompleto). Estas duas imagens são iguais, só muda o ciclista - prova de que foram tiradas com uma máquina fixa a um tripé. Pelas roupas e acessórios das pessoas que nela aparecem, é possível perceber que:
- são fotografias muito antigas - meados/finais do Séc. XIX;
- foram tiradas num dia especial - pessoas sentadas e com roupa especial.
fotografia 3
No entanto, o fotógrafo que assina as fotografias antigas não é conhecido, ou pelo menos não consta no livro "História da imagem fotográfica em Portugal", será que é um autor ainda desconhecido, ou será que a obra que deixou não é significativa?
Apostamos em que é um fotógrafo desconhecido, pois se tirou estas fotografias de exterior numa data/momento especial, é porque sabia o que fazia.
fotografia 4
As outras três fotografias não estão assinadas, mas a autoria das mesmas deve ser de Kuchembuch de Figueiredo, quer pelo tema tratado (corrida de ciclismo), quer pelo local (exteriores).
É de notar que duas destas fotografias foram tiradas no mesmo local, no entanto uma está na horizonta e a outra na vertical.
 fotografia 5
Numa dessas fotografias, a do ciclista com a mão na cabeça, aparece um agente da autoridade vestido a rigor, o que nos poderá dar uma datação aproximada das fotografias (ou não!).

Para os amantes de bicicletas antigas, podem visitar o Museu da Bicicleta - Brasil e apreciar as bicicletas portuguesas da marca "Cicles Império" e a "Ibéria".

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?