2006/10/29
Autocarro Empresa de Transportes do Zêzere, Lda (?)

Nesta fotografia aparece um daqueles autocarros com formato todo aerodinâmico que, há uns 50 anos atrás, eram usados para realizar passeios pelo país e para ir às mais variadas romarias.
O autocarro que aparece na fotografia está decorado na grelha com pedaços de ramos de arvores/plantas, no tejadilho aparece um cabaz (parece que há mais...) e um garrafão de vinho - prova de que a viagem era para uma festividade.
É possível ler por cima dos vidros dianteiros as palavras "Barroca" (do Zêzere) e "Fundão". Estas palavras levam-me a pensar que se trata de um autocarro da "Empresa de Transportes do Zêzere, Lda", pelo menos falaram-me na existência desta empresa, coisa que ainda tenho de tirar a limpo!
Uma última (mas pequena) pista é a matricula: ??-14-2?
Alguém conhece a marca do autocarro?
2006/10/26
Água das Lombadas

Imagem retirada de um livro de dimensões Lilliputianas, chamado "O meu guia para 1915". Tem algumas pérolas pelo meio que, a seu tempo, aqui serão mostradas.
Hoje mostro esta publicidade à água das Lombadas (Açores). Ao que consta, começou a ser engarrafada a partir de 1897.
Segundo esta notícia, a água será voltara a ser engarrafada brevemente.

2006/10/21
Caravana antiga

Esta caravana despertou em mim a curiosidade de saber um pouco mais sobre caravanas (ou roulotes) antigas.
Antes de descobrir esta, já tinha estado junto a outra que me parece ser ainda mais antiga (pintada de azul bebé e feita provavelmente num aglomerado de madeira).
Nesta foram vários os aspectos que me chamaram à atenção:
- A frente com três vidros em vez de um;
- O símbolo da marca (?), à frente, por cima dos vidros e em destaque, como se de uma mascote num radiador de automóvel se tratasse;
- A forma arredondada, em vez da forma quadradona;
- Os dois puxadores situados na parte da frente de forma a permitir a rotação da caravana quando está a ser arrumada/estacionada;
- O aparente bom estado de conservação (por fora só tem um vidro partido), que poderá permitir uma recuperação/restauro fácil e económico.
Enquanto não descubro a marca e o ano de fabrico (no braço que liga a caravana à bola de reboque no automóvel, está uma placa metálica que poderá ter informações úteis), deixo aqui algums links de fabricantes de caravanas em Portugal:
- Pluma desde 1962;
- Marcampo desde 1964;
- SAURIUM desde 2005.
Quem quiser contribuir com informações sobre a "história das caravanas em Portugal", pode fazê-lo deixando comentário ou enviando e-mail (sempre que possível juntem imagens).
2006/10/18
Kuchembuch de Figueiredo - Phot. - Setubal

Estas duas fotografias fazem parte de um conjunto de cinco fotografias que tenho relativas a ciclismo/bicicletas antigas. Estão juntas porque foi assim que chegaram até mim, no entanto só duas delas (as que estão entre este texto), é que estão assinadas "Kuchembuch de Figueiredo - Phot. - Setubal".

A assinatura é feita recorrendo à impressão com um carimbo (que na 2ª imagem ficou incompleto). Estas duas imagens são iguais, só muda o ciclista - prova de que foram tiradas com uma máquina fixa a um tripé. Pelas roupas e acessórios das pessoas que nela aparecem, é possível perceber que:
- são fotografias muito antigas - meados/finais do Séc. XIX;
- foram tiradas num dia especial - pessoas sentadas e com roupa especial.

No entanto, o fotógrafo que assina as fotografias antigas não é conhecido, ou pelo menos não consta no livro "História da imagem fotográfica em Portugal", será que é um autor ainda desconhecido, ou será que a obra que deixou não é significativa?
Apostamos em que é um fotógrafo desconhecido, pois se tirou estas fotografias de exterior numa data/momento especial, é porque sabia o que fazia.

As outras três fotografias não estão assinadas, mas a autoria das mesmas deve ser de Kuchembuch de Figueiredo, quer pelo tema tratado (corrida de ciclismo), quer pelo local (exteriores).
É de notar que duas destas fotografias foram tiradas no mesmo local, no entanto uma está na horizonta e a outra na vertical.

Numa dessas fotografias, a do ciclista com a mão na cabeça, aparece um agente da autoridade vestido a rigor, o que nos poderá dar uma datação aproximada das fotografias (ou não!).
Para os amantes de bicicletas antigas, podem visitar o Museu da Bicicleta - Brasil e apreciar as bicicletas portuguesas da marca "Cicles Império" e a "Ibéria".
2006/10/10
Masac com motor Casal

A Masac é uma daquelas marcas de motorizada da qual ainda aqui não falei. Este exemplar em concreto está equipado com motor Casal.

O símbolo da marca no depósito de combustível tem a curiosidade de ser um homem em cima das letras do nome da marca, dando a entender que esta é uma marca de motorizadas. Outras marcas seguiram esta ideia, entre elas a Confersil e a DC.

2006/10/08
Manoel de Oliveira no Edfor V8

Já aqui tinha falado do Edfor V8 no qual Manoel de Oliveira correu em provas de automóvel. No passado dia 1 de outubro de 2006, o cineasta voltou a encontrar-se com o automóvel que conduziu. O encontro estava integrado numa homenagem ao realizador a decorrer na Autoclássico 2006, na Exponor.

A 1140TV esteve presente na homenagem e registou o momento em que Manoel de Oliveira se sentou num dos guarda lamas do Edfor V8 que agora pertence a um alemão - Axel Walter.

Foi um momento de grande importância para o cineasta, para o proprietário, para todos os amantes de carros feitos em Portugal e para a 1140TV, que agora aqui deixa algumas fotografias para todos os visitantes deste blog que não estiveram presentes na homenagem.
Ourique - Limonada

Esta garrafa de limonada "Ourique" era produzida pela empresa "A Sempre Vencedora, L.da". Para além do nome da empresa tentar transmitir determinação, tem a curiosidade de possuir um nome de uma batalha (Ourique) importante para a história de Portugal, bem como uma imagem de D. Afonso Henriques no rótulo (serigrafado) da frente.
Hoje em dia tomar opções deste tipo levaria qualquer empresa do ramo à falência. O consumidor está habituado aos refrigerantes com nome internacional e parece que não há "batalha de Ourique" que possa vencer esta situação.
Era produzida em Lisboa, na Rua Silva Carvalho, 178. O telefone era o 681845.
Há uma "irmã" e uma "prima" desta garrafa que oportunamente serão aqui mostradas.

2006/10/03
Casal-Huvo - 224 km/h - 25 aniversário!
A motorizada mais rápida do mundo com 50cc
Passam dois meses da data em que se celebram 25 anos de um facto notável:
- Em 1981 a fábrica de motorizadas Casal, em parceria com a holandesa Huvo conseguiu pôr uma motorizada com 50 cc, pilotada por Jan Huberts, à velocidade de 224 km por hora.
Até Fevereiro de 2004, segundo a Fédération Internationale de Motocyclisme, este continuava a ser o recorde mundial, registado na cidade holandesa de Lelystad.
Aqui podem ver a fotografia da motorizada.
Passam dois meses da data em que se celebram 25 anos de um facto notável:
- Em 1981 a fábrica de motorizadas Casal, em parceria com a holandesa Huvo conseguiu pôr uma motorizada com 50 cc, pilotada por Jan Huberts, à velocidade de 224 km por hora.
Até Fevereiro de 2004, segundo a Fédération Internationale de Motocyclisme, este continuava a ser o recorde mundial, registado na cidade holandesa de Lelystad.
Aqui podem ver a fotografia da motorizada.
2006/10/02
Vinci GT - Apresentado na Autoclássico 2006

Muito se tem dito de positivo e de negativo em relação ao Vinci GT, destacamos:
Positivo:
- Tentativa de fazer surgir uma indústria automóvel em Portugal de concepção nacional.
Negativo:
- Aspectos pouco claros relativamente ao interior do veículo (motor e performances).

Esta situação leva a que muitos pensem que se trate de uma campanha de marketing encetada pelo Auto Museu da Maia.
A 1140TV deseja que, independentemente dos pontos fracos e fortes que este projecto tenha (qualquer projecto tem aspectos bons e aspectos maus...), consiga vingar.

Já agora, se é que a nossa opinião é importante, que tal construir carros deste tipo com linhas mais rectas, à boa moda nacional (UMM, GM Amigo, Datsun Sado, Berliet Tramagal...)?